UEPG cria ambulatório para monitorar casos da Covid-19 entre alunos e professores
- CBN Ponta Grossa

- 23 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
O projeto começou com o início das aulas no dia 07 de fevereiro.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) criou um Ambulatório de Triagem e Monitoramento para acompanhar casos de Covid-19 na comunidade universitária. O projeto começou com o início das aulas no dia 07 de fevereiro.
O Ambulatório recebe notificações de casos suspeitos e confirmados, orienta o público interno a respeito das medidas de biossegurança e direciona a atuação dos órgãos universitários diante dos casos de contaminação.
O projeto é da Comissão de Planejamento e Discussão dos Protocolos de Biossegurança, que elaborou um Protocolo de Biossegurança Institucional. De acordo com a UEPG, técnicos em enfermagem vão repassar informações, ligar e monitorar casos suspeitos que aparecerem entre a comunidade universitária.
Para evitar que pessoas com suspeita de contaminação por Covid-19 frequentem espaços da UEPG, o Ambulatório não terá um espaço físico de atendimento. O aluno ou servidor que apresentar sintomas não precisará ir até a Universidade, todos os contatos são feitos por telefone.
A partir do momento do início dos sintomas, é obrigatório o preenchimento da Ficha de Autonotificação e a pessoa com suspeita ou confirmação de infecção não deve comparecer às dependências da UEPG.
A notificação dos casos suspeitos ou confirmados é de responsabilidade de cada pessoa que compõe a comunidade universitária – professores, alunos, agentes universitários e demais profissionais.
O Ambulatório vai entrar em contato com a pessoa que preencher a Ficha no mesmo dia ou no dia seguinte, para tirar dúvidas e acompanhar o caso.
A equipe ainda realiza os encaminhamentos para a coleta de exame RT-PCR, quando for o caso. O Ambulatório também irá identificar e monitorar outras pessoas que tiveram contato com a pessoa infectada ou com suspeita de infecção.
Os profissionais orientarão os colegiados de curso ou chefias administrativas sobre a necessidade ou não de suspensão das atividades presenciais, em caso de pessoas do curso infectadas.
O Ambulatório vai acompanhar o período de afastamento e indicar a data do retorno às atividades presenciais do acadêmico, professor ou servidor. O docente que estiver em isolamento, mas não afastado com atestado médico, fica autorizado a ministrar suas aulas de forma remota.
Passo a passo
Se estiver com sintomas de Covid-19, deve-se preencher a Ficha de Notificação e entrar em isolamento. Após o preenchimento, é necessário aguardar o contato do Ambulatório de Triagem. Posteriormente, deve ser realizado faça o teste, conforme as orientações do Ambulatório e aguardar a liberação para o retorno às atividades presenciais. O Ambulatório comunicará à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) a quantidade de dias em o aluno/professor ficará em isolamento. Depois do preenchimento da Ficha, o Ambulatório entrará em contato para orientar e acompanhar cada caso.








Comentários