UEPG recebe reconhecimento como Ambiente Promotor de Inovação
- CBN Ponta Grossa

- 11 de ago.
- 1 min de leitura
O Governo do Paraná reconheceu o Centro de Educação Empreendedora da Universidade Estadual de Ponta Grossa como Ambiente Promotor de Inovação na categoria Pré-incubadora. O reconhecimento foi publicado em edital no final de 2024 e a certificação entregue no final de julho deste ano.

A coordenadora do Centro, professora Cleise Hilgemberg, explica que o espaço tem capacidade técnica para ajudar a desenvolver projetos inovadores até o ponto de se tornarem startups. Segundo ela, alunos e a comunidade externa podem procurar o Centro para apoio na elaboração e amadurecimento das ideias.
Cleise destaca que as startups que saem do Centro já têm um produto validado e viável para comercialização, o que facilita a busca por financiamentos, como os oferecidos pelo Hub de Inovação de Ponta Grossa.
Atualmente, o Centro apoia três projetos inovadores. O primeiro é o Isanus, coordenado por Lilian Kelly Souza Leite, que pretende mapear o comportamento de alunos desde a educação infantil até a universidade para ajudar professores a entenderem queda de rendimento e notas baixas.
Outro projeto é o Sisdrone, criado por Luciano Vieira Dechandt, que busca garantir a comprovação de manutenções e mapeamento de peças em drones, para identificar se um eventual acidente foi causado por mau uso.
O terceiro projeto é o Blue Rise, de Marcos Rogério Fertuani, que utiliza inteligência artificial para melhorar diagnósticos na saúde humana e auxiliar médicos na tomada de decisão. A ideia surgiu após a perda da irmã de Marcos devido a um problema de saúde.








Comentários