• Thailan Jaros

Uma pessoa leva um dia e seis horas para abrir empresa em Ponta Grossa

Dados são do Mapa de Empresas, ferramenta que analisa a abertura de negócios no país.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

Uma pessoa leva um dia e seis horas para abrir uma empresa em Ponta Grossa. Só neste ano, 2.380 empreendimentos foram abertos no município. Os dados são do Mapa de Empresas, uma ferramenta que analisa a abertura de negócios no país.


Em Ponta Grossa, o tempo médio para o registro de uma empresa atualmente é de 23 horas. A Lei de Liberdade Econômica foi aprovada em Ponta Grossa em 2020 e reduz a burocracia no sistema de emissão de alvarás do município, além de tornar automático os processos de impostos municipais e permitir a implantação da lei federal sobre liberdade econômica.


A normativa federal instituiu a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica e estabeleceu normas de proteção à livre iniciativa em todo o país. Das 43.158 empresas ativas em Ponta Grossa, quase 30 mil são empresários individuais e cerca de 12 mil de sociedade limitada.


Das empresas ativas no município, mais de 2 mil são do comércio varejista de artigos de vestuário, 1.958 de obras de alvenaria, 1.600 de cabeleireiros e manicures, 1.383 de transporte rodoviário e 1.297 de promoção de vendas.


Conforme o Mapa de empresas, 889 negócios foram fechados em Ponta Grossa em 2022.


Ouça: