top of page
  • CBN Ponta Grossa

Vacinação contra a Covid-19 será para três públicos na segunda-feira

Os agendamentos devem ser feitos no site da prefeitura.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

O calendário de vacinação contra Covid-19 terá três públicos em Ponta Grossa na próxima segunda-feira (11). De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, são aplicações de primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, dose de reforço para imunossuprimidos e idosos acima de 85 anos.


Os agendamentos devem ser feitos no site da prefeitura. A vacinação para os adolescentes e imunossuprimidos será no Centro de Eventos e na Estação Arte no período da manhã.


O público de pessoas que são mais vulneráveis a infecções deve ter tomado a segunda dose da vacina há 28 dias ou mais. Para as aplicações serão destinadas 1.900 doses.


Já no período da tarde será a vez dos idosos com mais de 85 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses. Para esse público são 2000 doses disponíveis.


A vacinação no Centro de Eventos deve ser em formato drive-thru e na Estação Arte para pedestres.


A vacinação dos adolescentes deve comparecer ao local com a os pais ou responsáveis para dar autorização no momento da aplicação ou com apresentação de declaração de autorização, disponibilizada no sistema de agendamento.


Adolescentes com comorbidades


Segundo a Fundação, nesta etapa serão vacinados os jovens de 12 a 17 anos com uma das comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra a Covid-19 no Plano Estadual de Vacinação, além dos adolescentes com deficiência permanente, Síndrome de Down, doença renal crônica em diálise, gestantes, puérperas e os privados de liberdade.


Esse público deve apresentar declaração médica comprovando a condição. Pacientes acompanhados pelas unidades de saúde podem se dirigir até a UBS e retirar a declaração com a equipe.


Os pacientes com diabetes da rede pública podem apresentar uma cópia da última receita (data de até 6 meses) para ficar retida que serve para comprovação.


Quem faz o acompanhamento pela rede privada deve apresentar uma declaração do médico, em modelo de declaração disponível no Portal do CRM-PR para os médicos inscritos.


Adolescentes grávidas devem apresentar carteirinha de gestante e prescrição médica solicitando a vacinação.


Imunossuprimidos


Conforme a Fundação, os imunossuprimidos são pessoas com doença ou condição que resulta em deficiência imunológica, como indivíduos que receberam transplante de órgãos, pessoas com HIV, lúpus e pacientes oncológicos.


Para o público imunossuprimido, além da carteirinha comprovando intervalo de 28 dias de aplicação da segunda dose e documentos pessoais, é preciso também apresentar declaração médica com indicação para vacina, que pode ser o mesmo apresentado nas doses anteriores.


Idosos


Idosos devem apresentar os documentos pessoais e a carteirinha de vacinação comprovando o intervalo de 180 dias de aplicação da segunda dose.



bottom of page