Vagas temporárias de fim de ano aumentam cerca de 20% em Ponta Grossa
- CBN Ponta Grossa

- 11 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de nov. de 2021
No Paraná, 37% das empresas do setor terciário pretendem contratar temporários neste ano.

O número de vagas de trabalho temporárias de fim de ano aumentou cerca de 20% em Ponta Grossa em relação a 2019, de acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional.
Segundo o Coordenador de Administração da Secretaria, Nilton Gomes, o aumento na indústria é de 15%. (Ouça na reportagem abaixo).
Uma sondagem feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) apontou que o Paraná vai ter o maior nível de contratações de funcionários temporários dos últimos sete anos.
De acordo com o levantamento, 37% das empresas do setor terciário pretendem contratar temporários neste ano.
Essa tendência segue a projeção brasileira feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela qual o Paraná é quarto estado com maior previsão de contratação em 2021, com aproximadamente 7 mil vagas.
Segundo a pesquisa, o comércio deve ter o maior número de admissões de temporários, com 41%, o setor de serviços terá contratação de 27% e turismo de 36%.
A maior parte das vagas ofertadas será para a função de vendedor, com 57%, seguidas por atendente geral (33,3%), caixa (21,1%) e estoquista (12,1%).
O nível de escolaridade exigida vem aumentando ao longo dos anos. Conforme a Federação, a escolaridade dos contratados em 66% dos cargos será no mínimo o Ensino Médio.
Em 2020, por exemplo, os cargos que exigiam Ensino Técnico correspondiam a 6,3%, neste ano são 7,6%; já as funções que demandam o Ensino Superior eram de apenas 4,8% em 2020 e passaram para 9,1% em 2021.
Além da escolaridade, a experiência na função será exigida por 56% das empresas, sendo 27% de até seis meses e 28% das vagas exigirão experiência acima de seis meses.
Ouça:








Comentários