top of page
  • CBN Ponta Grossa

Velório de paciente que morreu com Covid-19 em Ponta Grossa será investigado

Atualizado: 30 de jul. de 2020

A Fundação Municipal acompanha o caso desde a terça-feira (28) e solicitou aos familiares uma relação das pessoas que estiveram no local.

A Prefeitura de Ponta Grossa deve monitorar as pessoas presentes no velório de um paciente morto por Covid-19 no município. A Fundação Municipal acompanha o caso desde a terça-feira (28) e solicitou aos familiares uma relação das pessoas que estiveram no local.

O homem morreu no domingo (26) e teve o diagnóstico confirmado para o novo coronavírus na noite de segunda-feira (27). Conforme o protocolo dos órgãos de saúde, os casos suspeitos devem ser encaminhados diretamente para o enterro.

Segundo a Prefeitura, o corpo do paciente estava na ala Covid-19 de um hospital de Ponta Grossa e o atestado de óbito constava como causa da morte Síndrome Respiratória Aguda.

O hospital declarou, em nota, que o protocolo de casos suspeitos ou confirmados foi seguido, com documentação e imagens que comprovam a retirada do corpo com os padrões de segurança exigidos e que uma vez retirado do hospital, o paciente não é mais responsabilidade da instituição.

A Vigilância Sanitária Municipal está verificando qual foi o procedimento adotado e por quem na liberação do velório. 

Leia as notas oficiais

Prefeitura de Ponta Grossa

A Fundação Municipal de Saúde está acompanhando o referente caso desde ontem e realizando as averiguações necessárias.

Como o corpo do paciente estava na ala Covid-19 e o atestado de óbito constava como causa morte Síndrome Respiratória Aguda, foi realizado todo o procedimento necessário, incluindo o embalamento para sepultamento direto, sem a possibilidade de velório. Todo óbito em área Covid-19, seja ele positivado, suspeito ou descartado, mas que esteja nesta área, não pode ser velado.

Neste caso em específico, a Vigilância Sanitária Municipal está averiguando qual foi o procedimento adotado e por quem na liberação do velório.

Enquanto isso, a FMS já solicitou aos familiares uma relação das pessoas que estiveram no velório e já está averiguando as medidas cabíveis para poder fazer o monitoramento de quem esteve presente.

Hospital Regional Universitário

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio de seu Hospital Universitário, esclarece que a equipe da funerária, ao retirar o paciente D.P.J., foi orientada pelos servidores do HU a utilizar todos os equipamentos de proteção individual para adentrar à ala Covid, conforme pode ser comprovado em imagens de segurança interna. O ingresso no setor de isolamento foi autorizado porque paciente obeso necessita de transporte especial. O corpo foi preparado com todo o protocolo Covid, o qual foi informado para a equipe da funerária. A declaração assinada por membro da equipe do HU informa que o paciente não é confirmado para coronavírus. O documento não descarta a hipótese de Covid-19, visto que este estava internado em ala destinada exclusivamente a pacientes suspeitos e confirmados da doença. No atestado de óbito, consta a causa de morte como síndrome respiratória aguda grave, doença que pode ser causada pelo coronavírus. Como não havia ainda resultado para o exame, a certidão de óbito não informa a confirmação de Covid-19. O resultado positivo para a doença foi recebido nesta segunda-feira (27). O Hospital Universitário reitera que, desde o início da pandemia, segue todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde.


Ouça o áudio da matéria:


bottom of page