top of page
  • CBN Ponta Grossa

VÍDEO: "Expectativa é melhorar o poder de combate da nossa tropa blindada", diz novo general em PG

Atualizado: 14 de abr. de 2022

General Marcelo Goñes Sabbá De Alencar assumiu o comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada na manhã desta quarta-feira.

Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

O general Marcelo Goñes Sabbá De Alencar assumiu na manhã desta quarta-feira (13) a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, do Exército Brasileiro. A solenidade de transmissão de cargo foi realizada no 3º Regimento de Carros de Combate, em Ponta Grossa.


O general Sabbá atuou como oficial de ligação do Exército Brasileiro no Comando de Treinamento e Doutrina do Exército dos Estados Unidos da América (TRADOC) no Fort Eustis, Virgínia.


Ele comandou o 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, em Brasilia (DF) e o 3º Regimento de Cavalaria de Guardas, em Porto Alegre (RS). Sabbá participou como observador militar na Missão de Paz da ONU no Nepal (UNMIN) e foi assessor parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército Brasileiro.


O novo general assume o lugar que era ocupado pelo general Sergio Manoel Martins Pereira Junior. Ele deixa Ponta Grossa depois de um ano e oito meses para assumir a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro.


Martins assumiu a guarnição em agosto de 2020. Com sede em Ponta Grossa, a 5ª Brigada é uma das brigadas mais potentes e modernas do Exército Brasileiro. Possui 12 Organizações Militares no Paraná e Santa Catarina. A Brigada tem um contingente de cerca de 5 mil homens e aproximadamente 950 viaturas.


Entre os blindados, estão a Leopard 1A5 BR, um carro de combate usado pelo Exército, além do Gepard, uma viatura blindada de combate antiaéreo, o M-109 para artilharia e o M-113 para transporte de soldados.


À CBN, o novo general Marcelo Goñes Sabbá De Alencar agradeceu a receptividade do município e falou da expectativa como comandante da 5ª Brigada.


Conforme o Exército Brasileiro, a 5ª Brigada tem a missão de atuar nas ações de Defesa Externa, nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem e também ficar em condições de cooperar com os Poderes Federal, Estadual e Municipal nas ações de Defesa Civil e de apoio ao desenvolvimento regional.


Assista ao vídeo:


Ouça a reportagem:



bottom of page