top of page
  • CBN Ponta Grossa

Óleo de cozinha usado será convertido em energia na Usina Termoelétrica de Ponta Grossa

População pode acumular o resíduo e descartar num ponto fixo ou na coleta de lixo.


A população de Ponta Grossa já pode descartar óleo de cozinha usado através da coleta de lixo do município. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e ocorre com o início das operações da Usina Termoelétrica a Biogás Municipal.


Segundo a Prefeitura, na Usina o óleo de cozinha usado é um dos resíduos orgânicos que, a partir de diversos processos, pode ser convertido em energia elétrica.

Para incentivar o descarte correto, a Secretaria de Meio Ambiente instalou um ponto fixo de coleta em sua sede e adaptou caminhões para receber o óleo.


A recomendação é que o cidadão armazene o resíduo em uma garrafa pet e deixe junto com o lixo orgânico no dia e horário que o caminhão costuma passar no seu bairro, ou deixe no ponto fixo da Secretaria.


A Usina Termoelétrica a Biogás de Ponta Grossa foi inaugurada no mês passado. Em sua capacidade máxima, a estrutura poderá processar 30 toneladas de resíduos orgânicos por dia, o que vai gerar energia suficiente para o funcionamento da própria usina, além de abastecer outros prédios do município.


Como descartar óleo de cozinha usado?


Aguarde o óleo de cozinha esfriar completamente;


Armazene o líquido em uma garrafa pet. Você pode usar o mesmo pet para despejar o óleo gerado em vários preparos de comida diferentes;


Confira o dia em que o caminhão da coleta passa na sua casa. Na região central, o caminhão passa diariamente. Nos bairros, a coleta é alternada entre segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado;


Coloque as garrafas pet com o óleo de cozinha usado junto com os demais resíduos que serão descartados, mas fora de sacos ou sacolas, para que os coletores possam identificar esse material;


A garrafa também pode ser levada até o ponto fixo na sede da SMMA na região central - Rua Sete de Setembro, 276.

bottom of page