Uma semana após o Governo do Estado contratar aeronaves para auxiliar no combate a incêndios florestais, o primeiro avião foi acionado nesta terça-feira (24) para atuar em uma queimada no município de Palmeira, na região dos Campos Gerais. A aeronave saiu do aeroclube de Ponta Grossa, onde está baseada, para complementar o trabalho de combate ao incêndio feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) via terrestre.
O incêndio começou por volta das 13h30 na Fazenda Baroneza e, até as 15h, havia atingido uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados. O fogo foi combatido por 15 bombeiros, com o apoio de dois caminhões e um veículo 4x4. Não há registro de vítimas.
O avião, com capacidade de 900 litros de água por voo, foi acionado às 13h47 e em menos de 10 minutos estava no local. A aeronave descarregou a água em pontos estratégicos para reduzir a temperatura das chamas e facilitar o controle pelas equipes em solo.
Além dos bombeiros, o Exército Brasileiro enviou um caminhão-pipa e deslocou outros dois para a região, junto com 70 pessoas para apoio. A área atingida inclui parte das instalações da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Suprimento do Exército.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
ความคิดเห็น