Chuva de granizo causa estragos em mais de 600 casas em Castro
- CBN Ponta Grossa

- 27 de ago. de 2025
- 3 min de leitura
Mais de 600 casas foram danificadas pela chuva de granizo que atingiu Castro, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã de terça-feira (26). Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 2 mil pessoas já estão sendo atendidas. Não há registros de feridos. O número de desalojados e desabrigados ainda está em levantamento.

Equipes de bombeiros de várias cidades da região estão auxiliando na força-tarefa. O Major Renan Bortolassi, subcomandante do 2º Batalhão de Bombeiros, está em Castro e participou de reunião com o prefeito Reinaldo Cardoso e a Defesa Civil para definir novas estratégias de atendimento, incluindo a criação de um gabinete de crise nesta quarta-feira (27).
De acordo com o major, além dos bombeiros de Castro, há reforço de equipes de Ponta Grossa, Jaguariaíva e Telêmaco Borba, totalizando 20 profissionais em atuação. O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná também está enviando recursos, incluindo 5 mil telhas que chegam na manhã desta quarta-feira (27) de Ponta Grossa e Curitiba para distribuição.
Uma força-tarefa reúne equipes da Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Exército para atendimento das famílias. Pessoas em situação de emergência devem ligar para o 193 e moradores que precisam de telhas, madeira, abrigo temporário ou benefícios da Assistência Social podem entrar em contato pelo 153. A Guarda Municipal auxilia na triagem dos casos.
O coordenador da Defesa Civil e secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Edmir Kirchof, informou que está sendo feito o levantamento de dados para a documentação que pode garantir ao Município o decreto de situação de emergência junto à Defesa Civil estadual. Ele orienta que reparos em telhados só sejam feitos após o fim da chuva. O Ginásio de Esportes Wilson Schoembaecler, no Núcleo Habitacional Padre Piva, já está preparado para receber famílias desalojadas.
O prefeito Reinaldo Cardoso acompanha os locais atingidos com equipes da Defesa Civil e servidores municipais. Segundo ele, lonas e materiais já estão sendo entregues. O prefeito afirmou que recebeu ligações do Governo do Estado e de prefeitos da região oferecendo apoio.
Na área da saúde, várias Unidades Básicas foram atingidas e tiveram o atendimento suspenso. Entre elas estão a UBS Araucária, a UBS Jeovah Ribeiro, a Sala de Fisioterapia anexa à Jeovah Ribeiro e o Ambulatório da Pele anexo à UBS Araucária. De acordo com o secretário de Saúde, Matilvani Moreira, não houve feridos entre pacientes e colaboradores.
Na educação, as escolas Dr. Lourival Leite de Carvalho, Professora Marilda de Fonseca Fadel e do Jardim Bela Vista suspenderam as aulas nesta terça (26) e quarta-feira (27). O almoxarifado da Secretaria Municipal e outras escolas também tiveram danos. A secretária de Educação, Luciane Farias, disse que as equipes já trabalham para reparar os prejuízos.
Para os moradores, há pontos de apoio definidos. Quem precisa de lonas pode procurar o Corpo de Bombeiros ou a central emergencial no estacionamento do Max Atacadista, na avenida Vicente Fiorillo, 100, bairro Nossa Senhora das Graças. Quem precisa de telhas e madeira deve ir até o Educandário Manoel Ribas, na avenida Prefeito Ronie Cardoso, 740, no Jardim das Araucárias.
Todos os atendimentos exigem apresentação de documento de identificação e cadastro. Além disso, os Cras estão abertos para quem precisa de roupas, cobertores, colchões, alimentos e outros benefícios.
A chuva de granizo durou poucos minutos, mas deixou uma camada de gelo em vários bairros da cidade e no interior por volta das 9 horas da manhã. Os bairros mais atingidos foram Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Núcleo Habitacional Padre Piva, Centro, Jardim Bela Vista e Vila Rio Branco. Na área rural, as localidades mais afetadas foram Passo dos Bois e Tronco.
Canais de atendimento:
Situação de emergência e lonas: 193 (Corpo de Bombeiros)
Abrigo, telhas e madeira: 153 (Guarda Municipal)
Distribuição de telhas e madeira: Educandário Manoel Ribas
Abrigo de desalojados: Ginásio de Esportes Wilson Schoembaecler (Padre Piva)








Comentários