• Redação

Covid-19: Exemplos de solidariedade se multiplicam em PG



Diante da crise causada pela propagação do novo coronavírus, exemplos de solidariedade se multiplicam em Ponta Grossa. O grupo “Ajuda do Bem” auxilia famílias carentes durante todo o ano e deve intensificar as doações, principalmente, para os trabalhadores informais.


O fundador do grupo, Rodrigo Martins, afirma que devido às orientações de isolamento social, a equipe mantém as entregas de alimentos e remédios somente para casos mais urgentes, que são as pessoas dependentes de ações para sobreviver.


Martins comenta que o grupo já recebeu mais de 60 solicitações de ajuda. Mas, como os pontos de entrega estão fechados, quem quiser doar pode entrar contato com o grupo pelas redes sociais. Para Martins é importante que as pessoas guardem as doações para que elas sejam doadas assim que a situação se normalizar.


Os produtos essenciais são alimentos e itens de higiene. Rodrigo Martins ressalta que a solidariedade deve continuar durante todo o ano.


A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também está recebendo doações. De acordo com a Universidade, os itens mais necessários são os Equipamentos de Proteção Individual para os funcionários do Hospital Universitário. Já os alimentos arrecadados são utilizados para as refeições dos servidores e pacientes do Hospital.


A UEPG montou uma central de doações, disponível através do site da instituição. A central organiza todas as ações feitas pela Universidade e elenca os itens necessários para auxiliar durante a pandemia do novo coronavírus. No sábado (28), 38 protetores faciais, produzidos por um grupo de voluntários da UEPG e da UTFPR, foram entregues ao Hospital.


Além disso, a Diocese de Ponta Grossa também intensificou as campanhas de doações para atender mais famílias carentes. Segundo a Diocese, quem quiser ajudar na arrecadação pode procurar as paróquias para encaminhamento.


Foto: Juliano Mattozo/UEPG


Ouça a reportagem:



Como doar


Grupo 'Ajuda do Bem'


A equipe pede para que as pessoas que desejam doar guardem alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal para que as doações estejam prontas quando a situação se normalizar. Os interessados podem entrar em contato pelo Facebook e Instagram.


Universidade Estadual de Ponta Grossa/Hospital Universitário


Os itens essenciais para o Hospital Universitário, equipado para tratar possíveis casos de Covid-19 no município, são Equipamentos de Proteção Individual para os funcionários. Veja a lista completa:


- MACACÃO de proteção do tronco, membros superiores e inferiores do usuário contra sujeiras, poeiras pesadas e outras poeiras secas e úmidas maiores que 0,5 mícron. Suas aplicações mais comuns são: laboratórios farmacêuticos, cabines de pintura, trabalhos com alumina, negro de fumo, carvoaria, cimenteira, fibra de vidro, montadoras, serviços de manutenção e limpeza em geral, proteção da roupa contra sujeiras. IDEAL PARA MANIPULAÇÃO DE MEDICAMENTOS; ÁREAS QUE REQUEREM ISOLAMENTO. Gramatura 50g/m2, fechamento em zíper com aba protetora, elástico no capuz, cintura, punhos e tornozelos, com tratamento antiestático. Cor branca. Impermeável. Produzido com tecido não tecido e laminado com filme plástico (respirável).


- AVENTAL Impermeável confeccionado em polipropileno laminado com filme impermeável de polietileno, sendo uma das faces absorvente e a outra impermeável. Com barreira microbiana, manga longa, punho em malha,fechamento nas costas com tiras de amarrar na cintura. Dimensões aproximadas de 1,20 x 1,50, gramatura aproximada de 65. Destinado a ambulatório, emergência, hemodiálise, quimioterapia, lavanderia, banho em paciente, etc.


- AVENTAL cirúrgico descartável estéril: Confeccionado em SMS -100% polipropileno. Tamanho G, estéril. Repelência a água segundo a NBR 14142, com reforço impermeável e absorvente nas mangas, tórax e abdômen. Uso único. Esterilizado por óxido de etileno. Dupla embalagem que garante abertura e transferência asséptica. Dobradura asséptica. Velcro para fechamento e ajuste da gola. Punho canelado em malha ou algodão. Tag para transferência asséptica no fechamento da OPA. Alta barreira microbiana. Baixo desprendimento de partículas. Não propaga chamas. Alta repelência a fluídos. Alta resistência, conforto e maleabilidade. Não tecido respirável. Atóxico e hipoalergênico. Isento de látex. Dobrado em forma de livro para abertura asséptica, embalado em invólucro de SMS. Envolvido em embalagem externa de Papel grau cirúrgico e filme. Esterilizado em óxido de etileno com validade da esterilização de 5 anos.


- AVENTAL para limpeza de instrumental - Tamanho: 1,40m (largura) x 1,30m (comprimento), uso único, não tecido 100% polipropileno,impermeável externamente e absorvente internamente. O produto deverá conter tiras de amarração ao corpo do avental com soldagem ultrassônica, velcro para fechamento da gola, mangas longas raglan fechadas por ultrasso.


- PROTETOR FACIAL DE ACRÍLICO - proteção de face. Deve ser de material acrílico que não interfira na acuidade visual do profissional e permita uma perfeita adaptação à face. Deve oferecer proteção lateral. Indicado durante a limpeza mecânica (CME, Expurgos),  áreas de necrópsia e laboratórios.


- ÓCULOS DE ACRÍLICO - Proteção de mucosa ocular.  Deve ser de material acrílico que não interfira na acuidade visual do profissional e permita uma perfeita adaptação à face. Deve oferecer proteção lateral e dispositivo que evite embaçar.


- BOTA ou sapato FECHADO IMPERMEÁVEL - proteção de pele do profissional, em locais úmidos ou com quantidade significativa de materiais infectantes.


- MÁSCARA descartável de proteção tipo PFF2. Formato concha. Modelo dobrável com nose clip embutido para ajuste nasal Tamanho regular. Camada externa resistente a fluidos corpóreos. BFE > 99% (Eficiência de Filtração Bacteriológica). Resistente a fumos Metálicos, fluídos. Poeiras e névoas e Agentes Biológicos. Aprovado pelo NIOSH - N95. Cor branca ou azul.


Diocese de Ponta Grossa


As paróquias atendem, regularmente, algumas famílias carentes de Ponta Grossa. Durante a pandemia as ajudas devem se intensificar. A Diocese orienta que os fiéis procurem suas paróquias para a doação de alimentos e produtos de higiene.

Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011