top of page
  • CBN Ponta Grossa

Covid-19: Ponta Grossa vai centralizar atendimentos no Ginásio Oscar Pereira

Atualizado: 24 de jan. de 2022

A Fundação identificou um aumento exponencial da procura de pacientes com sintomas respiratórios aos serviços de saúde do município.


Ponta Grossa vai centralizar os atendimentos de casos respiratórios e sintomas gripais leves em um "gripário" a partir desta segunda-feira (24). Segundo a Fundação Municipal de Saúde, a estrutura será instalada por até dois meses no Ginásio Oscar Pereira.


O "gripário" vai realizar acolhimento, testagem, medicação e recomendação de isolamento dos casos suspeitos e confirmados, desafogando os demais pontos de atendimento.


A Fundação identificou um aumento exponencial da procura de pacientes com sintomas respiratórios aos serviços de saúde do município. A medida tem o objetivo de desafogar os demais pontos de atendimento.


A estrutura vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e vai receber exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios leves. O atendimento deste serviço começa nesta segunda (24), às 12h. No local, haverá coleta de testes rápidos para contatos de casos positivos.


Algumas Unidades Básicas terão atendimentos suspensos


Com a realocação de equipes para atendimento no "gripário" e o número de profissionais de saúde afastados, algumas Unidades Básicas de Saúde terão suas atividades paralisadas temporariamente.


De acordo com a Fundação, agentes comunitários ou de endemias permanecerão o dia todo nessas unidades para orientar a população que procurar o serviço.


As UBSs que permanecerem abertas, atenderão grávidas, puericulturas de alto risco, renovação de receitas controladas, renovação de receita de Hiperdia e acolhimentos conforme protocolo, além dos pacientes com sintomas respiratórios da sua área de abrangência e na referenciada à sua UBS que procurarem o serviço.


Os atendimentos essenciais como curativos, administração e dispensação de contraceptivos e outros medicamentos, dispensação de materiais de autocuidado/fraldas, vacinas e comunicação do agendamento de consultas especializadas serão mantidos.


Os demais atendimentos eletivos, coleta de exames de não gestantes, grupos de atendimentos e coleta de preventivo poderão ser cancelados, caso seja necessário para dar conta das demandas prioritárias.


As receitas de Hiperdia terão sua validade prorrogada por 60 dias, porém é necessário que o paciente tenha a sua via da receita em mãos, na qual será registrada a dispensação no verso. Casos moderados e graves poderão ser encaminhados às UPAs via SAMU.


Veja como vai funcionar






Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato Comercial

daiane@cbnpg.com.br

bottom of page