top of page
  • CBN Ponta Grossa

Covid-19: Semana Santa terá restrições pelo segundo ano seguido

Em entrevista à CBN, Bispo comentou orientações que serão seguidas pelas paróquias da diocese.

Durante esta semana, a Igreja Católica celebra a Semana Santa. A data é considerada um dos momentos mais importantes do ano, com celebrações que lembram a morte e ressurreição de Jesus.


Este é o segundo ano consecutivo que o período terá restrições por causa da pandemia do coronavírus. Conforme o Bispo da Diocese de Ponta Grossa, dom Sérgio Arthur Braschi, a maioria das igrejas estarão abertas, mas vão seguir orientações sanitárias.


Ouça abaixo


Na semana passada, as sugestões foram enviadas para todas as paróquias dos 17 municípios da diocese. Entre elas estão o cancelamento das procissões e a omissão do rito de lava-pés, como comenta o Bispo.


Ouça abaixo


Dom Sergio também explica que essas celebrações só podem ser feitas uma vez ao dia.


Ouça abaixo


O bispo ressalta que sejam observadas as normas sanitárias, como o uso de máscara e o distanciamento social. Dom Sergio também deixou uma mensagem de Páscoa aos ouvintes da Rádio CBN.


Ouça abaixo


Durante a entrevista, o Bispo também falou sobre a vacina contra o coronavírus. Ele foi imunizado com a primeira dose no último sábado (27).


Confira as restrições durante o tríduo pascal


Conforme a diocese de Ponta Grossa, as determinações foram feitas com base nos documentos da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Congregação pelo Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.


- Suspensão do Rito do Lava-Pés, na quinta-feira;


- Cancelamento das procissões;


- Missa do Crisma, na quinta-feira, terá apenas a participação do clero;


- Omissão da Transladação do Santíssimo Sacramento na quinta-feira. (A diocese afirma que essa ação pode ser substituída por um momento de oração em Vigília Eucarística individual, sem solenidades)


- O beijo da cruz, na sexta-feira, é limitado apenas ao celebrante principal. A adoração pode ser feita de longe, com o presidente da celebração erguendo a Cruz e mostrando aos presentes para que realizem seu momento de oração e adoração.


- Retirada da coleta de ofertas entre os fiéis;


- Suspensão do ‘abraço da Paz’, oração do Pai Nosso de mãos dadas e da entrega da comunhão na boca.


Ouça a reportagem:


Ouça a entrevista completa:


bottom of page