top of page

Cracóvia e Mel de Prudentópolis em busca do registro de Indicação Geográfica

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • 31 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Produtos tradicionais representam a herança cultural e gastronômica da região do Paraná; IG têm potencial de fomentar o desenvolvimento rural sustentável

Foto: Divulgação

A cidade de Prudentópolis, no estado do Paraná, está empenhada em buscar o registro de Indicação Geográfica (IG) para dois de seus produtos de destaque: a Cracóvia e o Mel. Como parte dessa iniciativa, professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) estão auxiliando o município e a associação dos produtores em busca do registro. A obtenção do IG tem o potencial de aquecer o comércio da região e é concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. 

 

Para Renata Ernlund, professora da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR, a relevância é devido aos consumidores estarem cada vez mais exigentes e buscarem por alimentos tradicionais, que remetem à história local e a características artesanais. “A obtenção de selo de IG fortalece a marca, a cidade e os produtores, aumenta a demanda pela população e a visibilidade para o produtor, já que ele representa a história e origem do produto”, afirma. 

 

A Cracóvia, uma linguiça defumada de carne suína nobre, e o Mel, tanto o produzido pela abelha com ferrão quanto o da abelha sem ferrão (Mandaçaia), são produtos tradicionais que representam a herança cultural e gastronômica de Prudentópolis. O município é conhecido como a cidade mais ucraniana do Brasil, com 80% de sua população formada por descendentes da região. 

 

As Indicações Geográficas também têm o potencial de fomentar o desenvolvimento rural sustentável, diversificar a economia e preservar empregos nas zonas rurais, apoiando os pequenos produtores, locais e tradicionais. 

 

“O processo de obtenção do registro de Indicação Geográfica (IG) é de grande importância para a região. Além de conferir reconhecimento oficial à qualidade e procedência dos produtos, ele pode aumentar o valor patrimonial da área e apoiar políticas ecológicas regionais e nacionais”, destaca Renata.

  


Processo em andamento  

 

Em setembro de 2023, um grupo de trabalho composto pelo Sebrae/PR, Prefeitura de Prudentópolis (por meio das secretarias de Turismo e Agricultura), PUCPR, Unicentro, Associação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis, Associação Prudentopolitana de Apicultores e Meliponicultores (Apam) e o Sicredi se reuniu para alinhar esforços com objetivo de protocolar o projeto junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em até um ano. 


O processo de obtenção da Indicação Geográfica envolve a descrição detalhada do processo de produção, diferenciais, e as características notórias do município que fazem com que a Cracóvia e o Mel de Prudentópolis sejam referenciados. Essa iniciativa visa garantir a proteção e valorização desses produtos. 

 

“A pesquisa para obtenção do registro de Indicação Geográfica está em andamento e envolve a análise laboratorial físico-química dos produtos. Os resultados até o momento têm demonstrado a importância econômica e social desse projeto para a cidade e seus produtores”, diz Renata. 


Com a busca pelo registro de Indicação Geográfica, Prudentópolis se junta a outras regiões do Paraná e do Brasil que pleiteiam reconhecimento oficial para seus produtos tradicionais. Atualmente, o Paraná já possui nove produtos com registro de IG, e outros cinco estão em processo de protocolo no INPI. 


Das Assessorias

Comentarios


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page