Câmara aprova, em primeira discussão, criação da "xepa da vacina" em PG
- CBN Ponta Grossa

- 18 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Lista de espera tem o objetivo de evitar o desperdício de doses do imunizante contra a Covid-19 e é comum nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.

Os vereadores de Ponta Grossa aprovaram, hoje (18), em primeira discussão o projeto de lei que cria um cadastro de lista de espera para as sobras de vacinas contra a Covid-19.
Popularmente conhecida como 'xepa da vacina', a lista tem o objetivo de evitar o desperdício de doses e é comum nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.
De acordo com o projeto, as sobras podem ocorrer porque algumas vacinas chegam em frascos multidoses, com 10 ou 12 doses em um único frasco. Uma vez abertos, o conteúdo deve ser aplicado em até oito horas.
Caso aprovado em segunda discussão e sancionado pela prefeita, a lei prevê a criação de um cadastro no site da prefeitura. A lista vai ficar disponível para convocação na hipótese de sobras dos imunizantes.
Segundo o projeto, a convocação será permitida se a vacina estiver perto do vencimento ou se as pessoas que agendaram para receber o imunizante não comparecerem.
O projeto entrou na Câmara Municipal no final de junho e teve o parecer favorável em todas as comissões internas.








Comentários