• Redação

Em nota, ACIPG defende distanciamento social seletivo



No início da noite dessa segunda-feira (13), a Associação Comercial Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) divulgou uma nota sobre a reabertura do comercio no município.


O texto convida a população a refletir sobre a quarentena e as decisões impostas pelo poder público.


A instituição afirma que existe não consenso ou um juízo seguro em relação as práticas do isolamento social e que apoia Distanciamento Social Seletivo (DSS) em Ponta Grossa.


Na nota, a ACIPG propõe que as atividades comerciais voltem a normalidade, porém, os empresários deverão seguir alguns pontos. São eles: Limitar número clientes dentro das lojas; Adotar medidas de higiene na portaria dos estabelecimentos (seguindo as normativas da Prefeitura); Não atender grupos de risco; Evitar aglomerações; Atendentes com máscara; Permitir entrada apenas de clientes usando máscara; Estipular horários diferenciados por setor para evitar aglomeração no transporte coletivo.

Nota na íntegra :


ACIPG CONVIDA A COMUNIDADE A REFLETIR SOBRE A QUARENTENA


Em nossa cidade desde anúncio da quarentena em 20 de março passado, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial e Ponta Grossa (ACIPG) vem procurando compreender todo o cenário em virtude da Covid-19, bem como respeitar as decisões impostas pelo poder público, seja nas esferas federal, estadual e municipal.


Todos temos acompanhando diversas manifestações de especialistas e cientistas, porém não existe consenso e muito menos um juízo seguro em relação as práticas de quarentena, seja la, total (Lockdown), o Distanciamento Social Ampliado (DSA), ou o parcial por Distanciamento Social Seletivo (DSS).


Como o cenário atual não permite a ninguém afirmar com segurança qual o melhor sistema de quarentena a adotar, nos resta buscar um posicionamento baseado no contexto e realidade local. Números estes, construídos pela comunidade ponta-grossense, que entendeu e atendeu as determinações estruturadas inicialmente pela Prefeitura.

Diante deste panorama, a ACIPG apoia a orientação do Ministério da Saúde contida em seu boletim nº 7, do dia 06 de abril de 2020, para que se implante o DSS, haja visto, que nossos números atendem os parâmetros propostos, isto é, se a capacidade de saúde instalada do município estiver utilizada em menos de 50%.


Além disso, o posicionamento da ACIPG está alicerçado pelo fato de termos evidências comprovadas, através dos atuais números de nossa cidade em relação ao Covid-19. Segundo o Relatório da Secretaria Municipal de Saúde, do dia 13 abril, contamos em Ponta Grossa com apenas 5 casos confirmados e já curados, 121 casos descartados, 7 casos em observação e nenhum óbito até o momento.


Isto comprova que neste momento adotar medidas de Distanciamento Social Seletivo (DSS) é uma alternativa equilibrada e necessária neste momento, para a condução da nossa cidade ante a crise.

Entendendo seu papel em somar esforços no combate a atual crise, a ACIPG se propõe a trabalhar na conscientização do empresariado local, através de campanha que destacará os seguintes pontos a seguir:

1- Limitar número clientes dentro das lojas;

2- Adotar sistema portaria com higiene no entrar e sair (seguindo as normativas da Prefeitura);

3- Não atender grupos de risco;

4- Evitar aglomerações

5- Atendentes com máscara

6- Permitir entrada apenas com o uso de máscara

7- Estipular horários diferenciados por setor para evitar aglomeração em

transporte coletivo.

Desta forma abertura do comércio aconteceria todos os dias evitando acúmulos por restrição.


A ACIPG se disponibiliza a auxiliar a Prefeitura e a comunidade nesta campanha onde juntos poderemos amenizar os impactos negativos que a Covid-19 trouxe para a sociedade e para a economia.

Reforçamos à população, na utilização do comércio, que adotem medidas de distanciamento bem como medidas de higiene e uso das máscaras.




Imagem: Divulgação/ ACIPG


Ouça o boletim:



Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011