top of page
  • CBN Ponta Grossa

Farmácias relatam falta de remédios em Ponta Grossa

Redes relatam escassez de remédios principalmente para o tratamento de doenças respiratórias.

Foto: Agência Brasil

Farmácias e hospitais de todo o Brasil registram falta de medicamentos. Em Ponta Grossa, algumas redes relatam a escassez de remédios principalmente para o tratamento de doenças respiratórias.


O presidente do Conselho Regional de Farmácias do Paraná, Marcio Augusto Antoniassi, explica que a falta dos medicamentos está ligada a vários fatores, como o aumento da procura e até o lockdown na China.


Uma rede de farmácias de Ponta Grossa registra falta de antibióticos e xaropes. Segundo o secretário de Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco, a falta dos medicamentos é uma consequência da pandemia.


A orientação do Conselho Regional de Farmácia é para que a população peça que os médicos prescrevam um remédio alternativo na receita para garantir a medicação e o tratamento. Caso haja falta de um medicamento específico na farmácia, o paciente pode levar um remédio genérico que contenha a mesma substância.


No Brasil, hospitais também registram falta de medicamentos como dipirona, neostigmina e ocitocina. O secretário municipal de saúde, Rodrigo Manjabosco, ressaltou que Ponta Grossa já fez o pedido de medicamentos e aguarda os fornecedores.


Procurada pela reportagem, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) afirmou que ainda não recebeu nenhuma notificação sobre falta generalizada de medicamentos. A associação destacou que acompanha a situação.


Ouça:





bottom of page