top of page
  • CBN Ponta Grossa

Fórum Eleitoral de Ponta Grossa amplia horário na reta final de cadastro de títulos

Os atendimentos são feitos para o alistamento eleitoral, revisão para alteração de dados no cadastro e transferência de município.

Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

O Fórum Eleitoral de Ponta Grossa ampliou o horário de funcionamento para a reta final do cadastro de novos títulos de eleitor e a regularização de pendências. Até esta quarta-feira, o Fórum abre das 09h às 18h.


Os atendimentos são feitos para o alistamento eleitoral, revisão para alteração de dados no cadastro e transferência de município. A data limite está prevista no calendário eleitoral de 2022.


A Lei das Eleições prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada votação. Durante o período em que o cadastro eleitoral estiver fechado, o cidadão não pode tirar o título ou resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas eleições.


Neste ano, os brasileiros vão às urnas para escolher o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. O primeiro turno está marcado para o dia 02 de outubro e se houver segundo turno, será no dia 30 de outubro.


Para a emissão do título, bastam apenas três documentos e os dados devem ser preenchidos na plataforma Título Net. O alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 e os analfabetos.


Além disso, quem tem dúvidas sobre a regularização do título pode verificar na Justiça Eleitoral. Também é só acessar o portal do TSE, informar o CPF ou o número do título. Caso seja informada alguma irregularidade, o problema pode ser resolvido também pela internet, basta seguir o passo a passo.


No Autoatendimento do Eleitor é possível acessar outros serviços, como a inclusão do nome social, a justificativa eleitoral e a emissão de certidões. A orientação é que as pessoas não deixem para a última hora para evitar lentidão no sistema, filas e aglomerações.


Para fazer o primeiro título, a transferência de município, alteração de dados e regularização de título cancelado, não é preciso ir até um cartório eleitoral, pois a coleta das digitais está suspensa.


Os interessados podem acessar o documento eleitoral no aplicativo e-Título que está disponível para Google Play ou App Store, ou imprimir em casa a segunda via, em qualquer tipo de papel.



bottom of page