top of page
  • CBN Ponta Grossa

Governador anuncia secretários da Comunicação e da Mulher e Igualdade Racial

Com as novas nomeações, já foram anunciados os ocupantes de 36 secretarias, empresas públicas e órgãos da administração pública estadual.

Foto: AEN

O governador Ratinho Junior anunciou na manhã desta segunda-feira (15) mais dois nomes que vão ocupar o primeiro escalão do Governo do Paraná nos próximos anos. A secretária da Mulher e Igualdade Racial será a deputada federal reeleita Leandre Dal Ponte e a Secretaria de Comunicação ficará sob responsabilidade de Cleber Mata.


Com as novas nomeações, já foram anunciados os ocupantes de 36 secretarias, empresas públicas e órgãos da administração pública estadual que vão participar da gestão pelos próximos quatro anos.


Leandre Dal Ponte é deputada federal e foi reeleita para o terceiro mandato em 2022. É formada em engenharia civil e já foi procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados e atualmente ocupa o cargo de procuradora adjunta.


Na Câmara dos Deputados, também presidiu a Comissão Externa do Envelhecimento Saudável e participava como titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) e Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).


No Congresso Nacional, preside a Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e compõe as frentes parlamentares em Defesa dos Direitos da Mulher, em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, e em Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais com Participação Popular.


Ela é natural de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, e já foi secretária municipal da Saúde de Saudade do Iguaçu. Tem atuação em defesa da Saúde da Família e foi autora do projeto de lei que cria no Brasil a Política Nacional do Cuidado.


A ocupação da Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial causou repercussão na semana passada quando um homem foi anunciado como secretário interino da pasta.


Na quinta-feira (12), o Diário Oficial do estado trouxe a nomeação interina do atual secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.


O governo então explicou que a nomeação dele era necessária para dar andamento a questões burocráticas, já que a pasta foi desmembrada da antiga Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.


Já na Comunicação, o nome indicado é do jornalista Cleber Mata, que foi secretário de Comunicação do Estado de São Paulo. O profissional é formado pela PUC Campinas e assessorou diretamente seis governadores paulistas, além de ter coordenado o trabalho jornalístico e de marketing de campanhas políticas.


Mata tem experiência em gestão pública e é especialista em marketing político pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e mestrando em Comunicação Pública pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

bottom of page