top of page
  • CBN Ponta Grossa

Idoso morre na UPA Santana após seis dias aguardando leito de hospital

Segundo a família, o homem, de 85 anos, aguardava por uma vaga desde o dia 22 de maio e morreu no sábado (22).

Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

Um idoso morreu na Unidade de Pronto Atendimento Santana enquanto esperava um leito de hospital em Ponta Grossa. Segundo a família, Joel Virgínio de Oliveira, de 85 anos, aguardava por uma vaga desde o dia 22 de maio e morreu no sábado (22).


Ele deu entrada na UPA com pneumonia, teve problemas nos rins e chegou a ser intubado. Mas morreu após uma parada cardíaca. Conforme a família, o pedido para internamento foi feito um dia depois da entrada do idoso na UPA.


No entanto, ele não foi encaminhado ao hospital e morreu na UPA. A família afirmou que o idoso teve uma melhora no quadro de saúde na terça-feira, mas teve uma piora nos dias seguintes e acabou não resistindo.


A Secretaria Estadual de Saúde afirmou, em nota, que assim que a vaga foi solicitada para a Central de Regulação de Leitos, a busca de hospitais aconteceu de maneira regular e cumpriu todas as etapas. Conforme a Secretaria, o pedido foi de leito clínico e quatro dias depois houve a solicitação de vaga de UTI.


A Sesa também lamentou a morte do paciente e ressaltou que o acesso dos pacientes é gerenciado pela Secretaria de acordo com a demanda e os critérios de prioridade e gravidade de cada caso.


A Fundação de Saúde de Ponta Grossa disse que o acompanhamento da ocupação das UPAs é feito de forma constante e que mantém contato direto com os hospitais, fazendo a busca ativa, mesmo sendo uma demanda da central de leitos, que é de responsabilidade do Governo do Estado.


A Fundação destacou que devido à alta demanda em todos os municípios da 3ª Regional de Saúde, procura organizar os fluxos internos para auxiliar no processo de encaminhamento dos pacientes e a redução da ocupação dos leitos nas UPAs.

bottom of page