top of page
  • CBN Ponta Grossa

Mais de 5 mil pessoas vão fazer o Enem em Ponta Grossa; provas começam neste domingo

Em todo o Paraná, mais de 145 mil pessoas devem fazer a prova.

Foto: AEN

Mais de cinco mil estudantes ponta-grossenses estão inscritos para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (13). O teste existe desde 1998 e avalia o desempenho escolar dos estudantes no fim da educação básica.


Desde 2009, o Enem também é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).


Neste ano, as provas estão previstas para os dias 13 e 20 de novembro, dois domingos consecutivos. Em Ponta Grossa são 5.511 pessoas inscritas.


Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.


Os inscritos também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. Em todo o Paraná, mais de 145 mil pessoas devem fazer a prova. Os participantes podem consultar o local de prova pela internet. Basta acessar a Página do Participante.


Caso o inscrito não lembre a senha da conta cadastrada, o inscrito consegue recuperar. Pelo terceiro ano consecutivo, além da versão impressa, a prova também vai ser aplicada em formato digital para alguns municípios. A opção por um ou outro foi feita no momento da inscrição.


A versão digital é realizada nas mesmas datas do exame impresso, as perguntas também são idênticas, assim como o tema da redação. Embora no Enem Digital as questões sejam respondidas digitalmente, a redação terá de ser manuscrita.


A diferença entre as duas modalidades é que no digital o exame só pode ser feito por quem já concluiu ou vai concluir o ensino médio em 2022. No Paraná, 141.400 pessoas optaram pela versão impressa e 4.275 pela digital.


O Enem Digital será aplicado nas cidades de Curitiba, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Apucarana e Londrina.


No Paraná, todas as sete universidades estaduais utilizam a nota do Enem para o ingresso nas instituições, mas cada uma tem regras próprias. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) usam o Enem como fase única de parte de seus cursos.


Na UEL, as vagas ofertadas por meio do Sisu são definidas pelos cursos, assim como as pontuações mínimas exigidas para a redação e para cada área de conhecimento. Enquanto na Unicentro, o candidato que quiser fazer um de seus cursos não pode zerar a redação.


Os interessados em entrar nas graduações da Universidade Estadual de Maringá (UEM) também contam com o Sisu. A UEM não utiliza a nota do Enem no vestibular, entretanto é um dos critérios para solicitação de vagas remanescentes.


Nas universidades de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste), o resultado do Enem compõe a nota do vestibular.


Na Unioeste, 50% das vagas de ingresso são via Sisu. Já a UEPG passou a adotar o Enem como uma das etapas de seleção nos cursos de graduação presencial e a distância. Por isso, a participação no Enem é obrigatória, uma vez que o resultado obtido no exame é somado ao do vestibular.


Desde 2015, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) disponibiliza no mínimo 10% das vagas anuais de cada curso de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada. E na Unespar, além do tradicional vestibular, desde 2015, a nota do Enem é uma das formas utilizadas pela instituição para seleção de novos estudantes.


bottom of page