Obras de recuperação de faixas interditadas da BR-376 iniciaram
- CBN Ponta Grossa 
- há 13 minutos
- 1 min de leitura
Começaram na última segunda-feira (27) as obras de recuperação das duas faixas interditadas no sentido sul do quilômetro 429 da BR-376, em Tibagi. O local foi afetado por um deslizamento ocorrido em janeiro deste ano, que provocou rachaduras no asfalto. Desde então, o tráfego tem funcionado em desvio por uma das pistas no sentido norte.

A responsabilidade pela rodovia é da concessionária PRVias, que assumiu o trecho em maio e iniciou estudos geotécnicos e levantamentos topográficos para entender as causas do deslizamento e acompanhar a movimentação do terreno. Após essas análises, foi contratado um projeto executivo de engenharia, autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até março de 2026.
O projeto prevê a escavação de cerca de cinco metros de profundidade para retirada do material instável e reconstrução do aterro com rochas, o que deve aumentar a drenagem e a durabilidade da estrutura. Também está prevista a construção de um muro de gabião, que é uma estrutura de contenção feita com caixas metálicas preenchidas com pedras, para garantir estabilidade ao local.
Depois da recomposição do aterro, será feita a recuperação do pavimento em um trecho de aproximadamente 100 metros, com a reinstalação de defensas metálicas e sinalização vertical e horizontal.










Comentários