top of page
CBN Ponta Grossa

Padres de Ponta Grossa relembram encontros com Papa Bento XVI

Sacerdotes participaram de audiências com o Papa Emérito e ressaltam virtudes;

Fotos: Arquivos pessoais

O encontro com um papa sempre é momento de bastante emoção vivido por poucas pessoas. Com a morte do Papa emérito Bento XVI, no último sábado (31) aos 95 anos, padres ponta-grossenses relembraram instantes vividos com o pontífice.


Em Ponta Grossa, o bispo Dom Sergio Arthur Braschi teve um encontro com Bento XVI em 2010 quando fazia uma visita ao Vaticano. Joseph Ratzinger foi eleito papa em 2005 depois da morte de João Paulo II.


No primeiro discurso como Papa, ele destacou a grandeza de João Paulo II, de quem era considerado um braço direito. O primeiro bispo nascido no Paraná foi nomeado pelo Papa Bento XVI ainda em 2005. O então padre ponta-grossense Francisco Carlos Bach foi escolhido para o bispado. Atualmente ele é bispo da diocese de Joinville, em Santa Catarina.

Padre Edivino em encontro com Papa em 2007

Já o Padre Edivino Sicuro que atua em Ponta Grossa morava em Roma em 2007 e fazia traduções das Missas de Bento XVI na rádio Vaticano. (Ouça a reportagem abaixo). Outro padre de Ponta Grossa que conheceu Bento XVI foi Delsi Zamboni, reitor da Igreja Sagrado Coração de Jesus, a Igreja dos Polacos.


Padre Delsi encontrou com o Papa em 2010

Aos 85 anos de idade, Papa Bento XVI surpreendeu o mundo quando anunciou a renúncia em 2013 durante uma reunião com os cardeais presentes em Roma. Na época, ele disse que o motivo era a falta de forças na mente e no corpo.


Desde a renúncia, Bento XVI vivia no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Entre as virtudes citadas pelos padres que o conheceram, a principal foi a humildade. Aos 95 anos e muito frágil, Bento XVI morreu às 09h34 no Vaticano, 05h34 pelo horário de Brasília. O funeral aconteceu nesta quinta-feira na Praça de São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.


Ouça a reportagem na íntegra:



Comments


bottom of page