top of page
  • CBN Ponta Grossa

Paraná começa vacinação em adolescentes e doses de reforço em idosos na semana que vem

A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (09) pelo secretário estadual de saúde, Beto Preto. As vacinas devem chegar ao estado na próxima quarta-feira (15).

Foto: Américo Antonio/SESA

O Paraná vai começar a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos a partir da semana que vem. O estado deve receber doses direcionadas também para reforço da vacinação para idosos e imunossuprimidos.


A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (09) pelo secretário estadual de saúde, Beto Preto. As vacinas devem chegar ao Paraná na próxima quarta-feira (15).


A estimativa de quantas pessoas estão elencadas nestes grupos está sendo discutida entre a Secretaria e o Ministério da Saúde e deve ser formalizada nos próximos dias.


A inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos no Plano Nacional de Imunizações (PNI) foi formalizada pelo Ministério da Saúde por meio de uma nota técnica. A orientação determina que seja utilizada somente a vacina da Pfizer.


Já os idosos acima de 70 anos devem receber uma terceira dose da vacina contra o coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, as doses de reforço serão aplicadas em idosos que tenham recebido a segunda dose ou dose única há pelo menos seis meses.


A pessoas com sistema imunológico mais enfraquecido e vulnerável a infecções devem receber a terceira dose após 28 dias da segunda dose ou dose única.


O reforço para esse público também está previsto em nota técnica e considera que idosos e indivíduos com alto grau de imunossupressão apresentaram menor proteção pelo esquema padrão da vacinação e que existe a necessidade de urgência da adequação do esquema vacinal nestes grupos devido ao risco elevado de complicações e mortes pela Covid-19.


A vacina a ser utilizada como dose adicional deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).


Conforme o secretário, o Paraná já atingiu mais de 90% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose e a previsão é de que até 15 de setembro a pasta conclua o envio de doses suficientes para vacinar 100% desse público.




bottom of page