top of page
  • CBN Ponta Grossa

Paraná completa seis meses de enfrentamento ao novo coronavírus

Desde o dia 12 de março, quando foram divulgados os primeiros casos, o Estado se reorganizou para enfrentar a Covid-19. O número de leitos de UTI foi duplicado, foram entregues três novos hospitais e realizados exames em massa

Leitos exclusivos Covid-10 já receberam mais de 11 mil pacientes. Foto: Divulgação/Geraldo Bubniak/AEN
Leitos exclusivos Covid-10 já receberam mais de 11 mil pacientes. Foto: Divulgação/Geraldo Bubniak/AEN

Em 12 de março, o cenário mundial da Covid-19 apresentava 140 mil casos e 4 mil mortes no mundo. No Brasil, eram 77 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, sem mortes pela doença.E foi nesta data que o Paraná divulgou os primeiros seis casos confirmados de pacientes com o vírus.


O balanço de seis meses da pandemia no Paraná registra 151.293 casos confirmados, 104.110 pessoas recuperadas e 3.761 mortos em consequência da Covid-19. De 399 cidades paranaenses, há ocorrência de casos em 398 municípios, apenas Laranjal, na região central do estado, não teve nenhuma confirmação.Em relação aos óbitos, há registros em 291 cidades.


Legado

Durante todo esse período de enfrentamento ao novo coronavírus, foram disponibilizados mais de 1.100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes suspeitos ou confirmados com a doença. Outros 1.500 mil leitos clínicos também estão recebendo exclusivamente pacientes que precisam de internamento com isolamento.


Três obras de hospitais foram aceleradas para abrir leitos exclusivos para pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19: Telêmaco Borba, Ivaiporã e Guarapuava.


Exames RT-PCR

O Laboratório Central do Estado, Lacen ampliou a capacidade de processamento de exames, habilitou dezenas de laboratórios privados e públicos para a validação dos resultados para identificação do novo coronavírus e aprimorou o fluxo das amostras.


Desde abril, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná, IBMP, ligado à Fundação Oswaldo Cruz, é parceiro do Governo do Estado para a realização de diagnósticos.


Juntos, os dois laboratórios processam mais de 5 mil exames por dia. Até o dia 12 de setembro, já haviam sido realizados 564.075 testes pelo método RT-PCR, indicado para detectar o vírus no organismo.


Insumos

Entre março e setembro a Secretaria da Saúde distribuiu para as unidades hospitalares mais de 11 milhões de unidades de equipamentos de proteção individual. Foram enviados aventais, máscaras e óculos de proteção, embalagens com álcool, luvas, toucas, entre outros.


Para ter acesso a mais informações sobre a condução, leitos, gastos do Governo e da Secretaria da Saúde com a Covid-19, acesse o site coronavirus.pr.gov.br



Informações Agência Estadual de Notícias do Paraná (AEN)

bottom of page