top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ponte entre Ponta Grossa e Carambeí é interditada com risco de desabamento

Queda da estrutura poderia comprometer “quase que totalmente” o fornecimento de água de Ponta Grossa, afirmam técnicos.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

A Ponte que liga os municípios de Carambeí e Ponta Grossa, na região da represa de Alagados, foi interditada por tempo indeterminado nesta sexta-feira (18).


A decisão da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi baseada em um relatório da Defesa Civil, que constatou que a estrutura da Ponte está comprometida e pode desabar a qualquer momento.


A vistoria foi feita na última segunda-feira (14) pelos técnicos da Defesa Civil de Ponta Grossa e Carambeí, além de consultoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).


Conforme o documento, a Ponte Preta permanecerá interditada até a apresentação de um relatório técnico do DER que vai possibilitar a elaboração de um plano de trabalho para reconstrução.


O documento pontua que a estrutura é utilizada frequentemente para o escoamento de produção agrícola e a interdição é necessária para preservar a segurança no local.


Os técnicos constataram que as cabeceiras da ponte estão levemente comprometidas e necessitam de pequenos reparos e reforços. O pilar direito de quem segue sentido Ponta Grossa a Carambei, está com a base totalmente comprometida, com a estrutura metálica retorcida sem concreto.


Já o pilar esquerdo afundou com a base de sustentação, que causou a inclinação da estrutura. Segundo o relatório, a pista de tráfego apresenta trincas que fazem com que a estrutura possa ceder a qualquer momento devido ao alto número de veículos e equipamentos pesados que passam pelo local.


Os técnicos alertaram que a ponte está em estado crítico. Eles ressaltaram que a queda da estrutura pode comprometer “quase que totalmente” o fornecimento de água de Ponta Grossa.


Isso pode acontecer porque o córrego que passa no local faz parte do conjunto hídrico da Represa do Alagados, responsável pelo abastecimento da cidade. Se houver a queda da ponte com um caminhão de produtos químicos, por exemplo, a água pode sofrer contaminação.


A decisão foi tomada após reunião ocorrida na Prefeitura de Ponta Grossa, na última quinta-feira com representantes da Defesa Civil e secretários municipais de Ponta Grossa e Carambeí, além de representantes de entidades do setor agrícola.


Devido a interdição, o transporte de cargas e os carros de passeio que passavam pela Ponte Preta para chegar em Carambeí, pelo distrito de Catanduvas terão que utilizar o túnel do Núcleo San Martin, próximo ao antigo Matadouro Municipal.


Os motoristas também podem usar o acesso do Núcleo San Martin para o Núcleo Dal Col, pelo empreendimento Residencial Pacaembú que está em construção. A prefeitura reforça que os caminhões maiores devem optar pelo caminho dentro do Residencial, já que o túnel é estreito.


bottom of page