top of page
  • CBN Ponta Grossa

Possíveis vacinas compradas pela região sul serão encaminhadas ao Plano Nacional de Imunização

Consórcio entre os três estados da região busca negociar novas doses.

Os três estados da região sul criaram um fundo para compra de vacinas contra a Covid-19. Os governadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem participar de reuniões com diferentes farmacêuticas para negociação de novas doses.


O anúncio foi feito na quarta-feira (17) com a formalização de um consórcio de saúde entre os três estados.


No entanto, as vacinas negociadas pela região serão encaminhadas ao Ministério da Saúde para ajudar no Plano Nacional de Imunização, como comenta o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.


Ouça abaixo


O consórcio foi formado para permitir a implantação de um estoque regulador central de insumos, com a troca de boletins diários sobre as quantidades disponíveis de medicamentos, equipamentos e materiais.


Além disso, o grupo vai criar uma central única de leitos na região sul, com dados uniformes dos três estados para internamentos de pacientes.


Paraná assina cartas de intenção para compra de 16 milhões de doses


De acordo com o diretor-executivo do Consórcio Paraná Saúde, Carlos Setti, desde 3 de março oito cartas de intenções com diferentes laboratórios foram assinadas. O início das conversas prevê a aquisição imediata de 16 milhões de doses, podendo chegar a 33 milhões.


“O Paraná iniciou conversas com laboratórios e distribuidores assim que o Supremo Tribunal Federal permitiu a compra de vacinas pelos estados. No momento em que aparece a oferta, protocolamos a carta de intenções reforçando o interesse comercial”, ressaltou Setti.


O Consórcio Paraná Saúde é uma estratégia que reúne 398 municípios e desde o início da pandemia é uma opção para acesso direto aos fornecedores. O aporte financeiro do Governo do Estado em eventual formalização será feito por meio da Secretaria de Estado da Saúde.


“A explosão da cepa P1 revelou uma nova doença. Precisamos tomar conta do processo para diminuir mortes e salvar vidas. Todos os dias estamos envolvidos na busca de estratégias diferentes, como é o caso da compra de vacinas”, acrescentou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.


Ouça:


bottom of page