top of page
  • CBN Ponta Grossa

Quarta fase de pesquisa Epicovid-19 começa no dia 23 em Ponta Grossa


Quase 30% da população de Ponta Grossa sai de casa todos os dias durante a pandemia do coronavírus, segundo o Epicovid-19, pesquisa que mede a prevalência do coronavírus e avalia a expansão da doença no país.


De acordo com a 3ª fase do estudo, realizada em junho, 52,8% dos ponta-grossenses sai de casa somente para serviços essenciais e 19,6% permanecem em casa durante todo o tempo.


A pesquisa é coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas e as três primeiras fases foram financiadas pelo Ministério da Saúde entre os meses de maio e junho. Além da taxa de isolamento, o estudo também estima a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 em 133 “cidades sentinelas”.


De acordo com a Epicovid-19, em Ponta Grossa menos de 1% da população tem anticorpos para o vírus. Além do município, no Paraná a pesquisa foi feita em Curitiba, Guarapuava, Cascavel, Maringá e Londrina.


Para a coleta das amostras, as pessoas são entrevistadas e testadas em casa, a partir de um sorteio. A quarta fase deve acontecer entre os dias 20 e 23 de agosto e será financiada pela iniciativa privada.


Ouça o áudio da matéria:


bottom of page