top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ratinho Junior tem 46% das intenções de voto ao governo do Paraná e Requião tem 24%, diz Ipec

Índices foram divulgados nessa terça-feira (23) pela pesquisa Ipec.

O governador do Paraná e candidato à reeleição Ratinho Junior (PSD) lidera a disputa com 46% das intenções de voto, contra 24% de Roberto Requião (PT). Os índices foram divulgados nessa terça-feira (23) pela pesquisa Ipec.


O levantamento, encomendado pela RPC, ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 21 de agosto em 57 municípios paranaenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.


Em terceiro lugar figuram a candidata Angela Machado (PSOL) e Professor Ivan (PSTU), com 2% cada. Ricardo Gomyde (PDT), Adriano Teixeira (PCO), Joni Correia (DC) e Solange Ferreira Bueno (PMN) aparecem com 1% das intenções. Vivi Motta (PCB) não pontuou.


Conforme a pesquisa Ipec, os brancos e nulos somam 12% e 11% não sabem ou não responderam ao questionamento. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR‐05619_2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR‐07859_2022.


Pesquisa espontânea


Na pesquisa espontânea, quando não são oferecidos nomes à população, Ratinho Junior segue na liderança com 26% e Requião em seguida com 7%. Os demais candidatos não pontuaram. De acordo com o levantamento, 60% dos entrevistados não souberam ou não responderam e 6% afirmaram que vão votar nulo ou branco.


Rejeição


Conforme a pesquisa, 35% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum em Roberto Requião (PT) e 18% em Ratinho Junior (PSD). O índice de rejeição de Vivi Motta (PCB) é de 7%, Ricardo Gomyde (PDT), Adriano Teixeira (PCO), Joni Correia (DC) e Professor Ivan (PSTU) tem 6%. Já Professora Angela (PSOL) e Solange Ferreira Bueno (PMN) apresentam rejeição de 5% cada.


Presidente da República


A pesquisa também questionou os eleitores sobre a intenção de voto para presidente da República. Segundo o levantamento, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece com 41% das intenções no Paraná, contra 35% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Ciro Gomes tem 7% e Simone Tebet 2%. Na pesquisa espontânea, Bolsonaro tem 38%, contra 32% de Lula.

Comments


bottom of page