top of page
  • CBN Ponta Grossa

Saúde regulamenta medidas de prevenção à Covid-19 no período eleitoral

Documento aprovado pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública define condutas para evitar a transmissão do novo coronavírus durante a campanha e no dia das eleições

Orientações devem ser cumpridas durante a campanha e no dia das eleições. Foto: Jose Fernando Ogura/AEN
Orientações devem ser cumpridas durante a campanha e no dia das eleições. Foto: Jose Fernando Ogura/AEN

O Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública, da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), estipulou uma série de medidas de prevenção à Covid-19 para o período eleitoral. As orientações publicadas nessa segunda-feira (26) devem ser cumpridas durante a campanha e no dia das eleições.


No documento, a Secretaria recomenda que encontros presenciais sejam evitados, mas caso ocorram, as pessoas devem manter afastamento mínimo de 1,5 metro e, tanto candidato quanto o eleito precisam usar máscara de proteção.


Como na campanha os candidatos vão a diferentes locais, é indicado que eles não entrem na casa dos eleitores e abraços e apertos de mãos sejam evitados.


Para o dia 15 de novembro, o Centro de Operações recomenda que pessoas dos grupos de riscos não trabalhem como fiscais e que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.


No mês passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições, com condutas semelhantes da Sesa, para evitar a transmissão do novo coronavírus.


Todas as condutas estão na Nota Orientativa Número 51.


Ouça o áudio da notícia:


bottom of page