top of page
  • CBN Ponta Grossa

TCE recomenda que municípios façam busca ativa de quem não tomou 2ª dose da vacina no Paraná

O Tribunal entendeu que a busca ativa é dever dos gestores e garante a imunização do maior número possível de cidadãos.


O Tribunal de Contas do Estado orientou que os municípios paranaenses realizem busca ativa de quem não tomou a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. A orientação consta em um ofício enviado ontem à todas as prefeituras do estado.


Conforme o TCE, os municípios devem identificar e localizar aqueles que não completaram o esquema vacinal, contatar por telefone ou visitar em casa para orientar a importância individual e coletiva da aplicação da segunda dose dentro dos prazos estabelecidos por cada fabricante de vacina.


O Tribunal entendeu que a busca ativa é dever dos gestores e garante a imunização do maior número possível de cidadãos. Conforme o ofício, o ciclo incompleto da vacinação, "implica em desperdício de recursos públicos", já que não gera a proteção desejada, mesmo com gastos da administração estatal.


O documento foi assinado pela Comissão de Acompanhamento dos Gastos Relacionados ao Enfrentamento à Covid-19 do Tribunal.


Outras recomendações


O ofício também recomenda que os municípios monitorem se os servidores públicos estão se vacinando conforme o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, tendo em vista a proximidade entre esses profissionais e os cidadãos.


O Tribunal também orienta que as prefeituras adotem medidas como a restrição de acesso aos órgãos públicos a servidores que se recusarem a tomar a vacina sem justificativa.


O órgão ainda orienta que as prefeituras promovam campanhas institucionais sobre o tema, ressaltando a importância da imunização completa, tanto de servidores quanto do público em geral, para conter a propagação do vírus.



bottom of page