Tremor de terra é registrado em PG e gera registro em sismógrafos
- CBN Ponta Grossa
- há 4 dias
- 1 min de leitura
Um tremor foi registrado na tarde de sexta-feira (15) em Ponta Grossa. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília registrou intensidade de 2,6 na escala Richter, às 15h24. Não houve vítimas nem danos a propriedades.

Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros após sentirem o tremor. As solicitações vieram dos bairros Jardim Carvalho, Neves e Uvaranas. A corporação entrou em contato com mineradoras que atuam na região. Uma delas informou que, no mesmo horário, ocorreram operações de detonação na mina Bocaina - Sagrado Coração, localizada a 22 quilômetros do Centro da cidade.
Segundo a empresa, a detonação foi acompanhada pelo Exército Brasileiro e ocorre, em média, a cada dois meses.
Pesquisadores do Observatório Nacional, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, vão analisar o registro para confirmar ou descartar a origem sísmica do abalo.
De acordo com a universidade americana Michigan Tech, abalos de até 2,5 graus não chegam a ser sentidos, mas são registrados por sismógrafos. Tremores entre 2,5 e 5,4 são sentidos, mas causam apenas pequenos danos. De 5,5 a 6, já há risco de danos a edifícios. Entre 6,1 e 6,9, os impactos podem ser maiores em áreas povoadas. De 7 a 7,9, os efeitos são considerados graves, com destruição de prédios. A partir de 8 graus, há risco de destruição total de comunidades próximas ao epicentro.
Comments