top of page
  • CBN Ponta Grossa

Voos no aeroporto Sant'Ana em Ponta Grossa aumentam quase 90% em 2021

De acordo com a Superintendência do aeroporto, 15.539 aviões pousaram e 15.488 decolaram no local.

Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

O número de pousos e decolagens no aeroporto Sant’Ana em Ponta Grossa aumentou quase 90% em 2021, em relação a 2020. De acordo com a Superintendência do aeroporto, 15.539 aviões pousaram e 15.488 decolaram no local.


Enquanto que no ano anterior, foram registrados 8.324 pousos e 8.228 decolagens. Os números vêm crescendo ao longo dos últimos anos, em 2016 cerca de 5.500 operações, entre pousos e decolagens, foram feitas no Aeroporto Sant’Ana. Em 2017, aumentou para 8.300, em 2018 foram aproximadamente 15 mil registros e 2019 quase 18 mil.


Conforme a Superintendência, somente no ano passado mais de 60 mil pessoas passaram pelo aeroporto em Ponta Grossa. Em 2020, foram cerca de 40 mil embarques e desembarques.


Grande parte dos aviões são particulares, mas em quase um mês da retomada dos voos comerciais regulares, cerca de 1.200 passageiros embarcaram e desembarcaram no Aeroporto Sant'Ana.


A Companhia Aérea responsável pelos voos regulares entre Campinas, em São Paulo e Ponta Grossa, voltou a operar a rota no dia 21 de dezembro do ano passado. Segundo a Prefeitura, naquele mês, 647 pessoas utilizaram os serviços, em seis operações.


Em janeiro, até o início desta semana, foram realizadas seis operações, totalizando 553 pessoas que embarcaram ou desembarcaram no local.


Atualmente são três voos por semana entre Campinas e Ponta Grossa. Os voos diários já devem começar a partir de março. O superintendente Victor Hugo Oliveira afirmou que o número de operações por dia pode aumentar.


Além disso, o aeroporto deve passar por reformas, mas um processo judicial se arrasta há meses. O contrato com a construtora que venceu a licitação foi assinado em junho do ano passado, mas uma decisão liminar suspendeu o processo.


No fim do ano passado, a justiça decidiu revogar a liminar porque havia o risco de perda de cerca de R$ 3 milhões de dinheiro público destinados para o início dos serviços. Conforme o superintendente, esse dinheiro já foi repassado ao município.


O contrato entre a prefeitura e a construtora prevê a elaboração de projetos e execução de obras de melhoria na Infraestrutura do Aeroporto Sant’Ana.


O local faz parte do “Programa de Investimentos na Aviação Regional”, conforme um Termo de Compromisso firmado entre o Ministério da Infraestrutura e o município.


O valor do contrato é de R$ 32.109.360,18, que devem ser pagos com verbas federais. A construtora tem um ano e meio para finalizar as obras. No entanto, Victor Hugo Oliveira afirma que no momento o processo está parado novamente.


A modernização do Aeroporto Sant’Ana vai contemplar melhorias no terminal de passageiros, estacionamento de veículos, espaço para deslocamento em solo ou manobra de aeronaves, pátio e área de giro de aviões.


Ouça




bottom of page