top of page
  • CBN Ponta Grossa

Covid-19: Grupo de deputados pede que Assembleia Legislativa financie vacina da UFPR

Imunizante está na fase pré-clínica, mas já demonstrou resultados positivos.

A Frente Parlamentar do Coronavírus aprovou, ontem (29), um requerimento para a Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná solicitando a destinação de R$ 2 milhões de recursos do próprio orçamento para ajudar a financiar o desenvolvimento de uma vacina paranaense contra a Covid-19.


O imunizante é desenvolvido por professores e cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e está em estudos na fase pré-clínica realizados em camundongos.


Conforme a Universidade, os primeiros resultados demonstraram títulos de anticorpos comparáveis e até superiores aos reportados pela vacina AstraZeneca/Oxford.


Durante a reunião da Frente, o reitor e professores da UFPR apresentaram os detalhes da pesquisa. Segundo eles, a vacina usa insumos nacionais, o que diminui o custo de produção.


O reitor ainda informou que das 10 vacinas em desenvolvimento no Brasil, o imunizante paranaense está entre os cinco mais avançados.


Ele acredita que os testes clínicos podem começar em seis meses e a previsão é de que a vacina esteja disponível em 2022.


Ouça:


bottom of page