top of page
  • CBN Ponta Grossa

Covid-19: Diocese apresenta plano de retomada, mas Missas com fiéis seguem suspensas

Atualizado: 26 de abr. de 2020

Diocese orienta que idosos e crianças permaneçam em casa e que as paróquias ofereçam pelo menos mais duas opções de celebração aos domingos.

A Diocese de Ponta Grossa apresentou um plano de reabertura das igrejas nesta sexta-feira (24). De acordo com o documento, as missas deveriam ser retomadas a partir deste sábado (25), mas com algumas restrições.


Entretanto, no início na noite desta sexta-feira (24), a Prefeitura de Ponta Grossa decidiu suspender a análise dos planos individuais de funcionamento de Igrejas, academias, condomínios e galerias até a manifestação do Ministério Público sobre critérios que embasaram a expedição do decreto de reabertura desses setores. A Diocese, então, teve que recuar e as Missas permanecem sendo realizadas sem a participação dos fiéis.


Conforme o Plano, enviado para as 23 Paróquias que compõem a Diocese, a orientação era de que idosos e crianças permaneçam em casa e que as paróquias mantenham as celebrações nos horários de costume e ofereçam pelo menos mais duas opções de celebração aos domingos.


De acordo com o plano, as paróquias devem seguir as recomendações nas igrejas e capelas. Entre as determinações estão o afastamento dos bancos com distância de 1,5m entre as pessoas e com a capacidade de 30% da lotação permitida para cada igreja. Além disso, todos os bancos devem ser higienizados antes e depois das celebrações.


A Diocese orienta, também, que todo participante use máscaras de proteção durante as missas e álcool em gel na entrada da igreja. Durante a celebração, não haverá fila para ofertas nem para a comunhão, os Ministros irão até os fieis para levar a Eucaristia, que será dada exclusivamente na mão.


O Plano também proíbe o uso do folheto, cumprimento de mãos, oração de mãos dadas, e o abraço da paz. Conforme o documento assinado pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi, as celebrações dominicais devem durar no máximo 40 minutos e as equipes de Liturgia e canto podem atuar com devido afastamento e cuidados.


A Diocese pede, ainda, que uma equipe seja encarregada de observar, vigiar e chamar a atenção de quem esteja sem máscara, muito próximo dos outros ou promovendo grupos de conversa no ambiente da igreja. Segundo a determinação, cada paróquia tem autonomia para definir como será a reabertura.


O Plano deve ser analisado após a manifestação do Ministério Público sobre informações que embasaram a expedição do decreto 17.258/2020.


Atualização: A reportagem foi atualizada às 20h11, após a divulgação de que a Prefeitura de Ponta Grossa decidiu suspender a análise dos planos individuais de funcionamento de Igrejas, academias, condomínios e galerias. Em respeito ao leitor da CBN Ponta Grossa, o título da reportagem foi allterado e as novas informações estão sinalizadas em itálico no texto.


Foto: Divulgação/Diocese de Ponta Grossa

Ouça o boletim:


bottom of page