top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ex-secretário Rodrigo Manjabosco presta depoimento na CPI da Saúde

Manjabosco disse à CPI que o Hospital Municipal teve que ser fechado por causa da estrutura precária que apresentava risco à população.

Foto: Reprodução

O ex-secretário de saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco, prestou depoimento na CPI da Saúde na última sexta-feira (24). A Comissão Parlamentar de Inquérito investiga a situação da saúde pública do município.


Os vereadores apuram a contratação de médicos, os estudos para fechamento de Unidades Básicas de Saúde, remanejamento das equipes e a demora por atendimentos médicos.


Manjabosco estava à frente da Fundação Municipal de Saúde desde o início do mandato da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) em 2021 e deixou o cargo em abril deste ano. Na época, a prefeitura afirmou que a mudança de comando na pasta se dava "pela necessidade de um novo modelo de planejamento e gestão para a saúde".


O ex-secretário afirmou à CPI que o processo para a reforma do Hospital Municipal doutor Amadeu Puppi foi iniciado em 2015.


O Hospital está interditado desde março deste ano. Manjabosco apresentou documentos das tratativas entre o município e o estado. Ele destacou que a administração fez uma proposta em 2019 para que um Ambulatório de Especialidades Médicas fosse instalado no local.


No entanto, segundo o ex-secretário, os planos mudaram com a chegada da pandemia. A reforma do Hospital só voltou a ser discutida em 2021. Manjabosco também comentou sobre a auditoria feita pela Vigilância Sanitária que constatou irregularidades no local.


Ele destacou que o Hospital teve que ser fechado por causa da estrutura precária que apresentava risco à população. Sobre a crise na saúde do município, o ex-secretário ressaltou que muitas unidades de saúde estão deterioradas.


Além de Manjabosco, a Comissão também ouviu na última sexta-feira a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Adriane do Rocio Lopes.


A CPI é presidida pelo vereador Celso Cieslak (PRTB) e tem como relator o vereador Geraldo Stocco (PV). Os vereadores Léo Farmacêutico (PSD), Joce Canto (PSC) e Jairton da Farmácia (DEM) também integram a comissão. Uma nova sessão do grupo está marcada para esta terça-feira.


Ouça:


bottom of page