top of page
  • CBN Ponta Grossa

Reitor da UEPG confirma interesse em assumir TV Educativa e diz que técnicos avaliam viabilidade

Segundo reitor, tratativas já duram cerca de seis meses.




O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, afirmou à CBN que a instituição tem interesse em assumir o sinal da TV Educativa do município e que as discussões sobre o assunto já duram aproximadamente seis meses.


A declaração foi dada durante o evento de posse do reitor nesta quinta-feira (1º). Sanches Neto foi reeleito em abril para mais quatro anos à frente da Universidade.


A possibilidade da UEPG assumir o sinal da TV Educativa foi debatida na Câmara Municipal na última segunda-feira (29) e resultou em um acordo entre os vereadores durante a discussão do projeto sobre a retirada dos subsídios da prefeitura à Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), entidade que mantém a TV.


O conselho de curadores da Fundação e sindicatos são críticos à proposta da prefeitura e afirmam que a medida pode extinguir a TV Educativa. A prefeitura afirma que não se trata de extinção, mas da retirada de servidores da sua administração. A gestão pública entendeu que a Funepo deve existir independente da presença do poder público, já que é uma Fundação de direito privado.


O acordo entre os parlamentares prevê que a segunda discussão do projeto só seja colocada em pauta após o término das tratativas com a UEPG. A proposta foi aprovada em primeira votação na segunda-feira.


Conforme Miguel Sanches Neto, as discussões envolvem a prefeitura, o curso de jornalismo e o conselho gestor há pelo menos seis meses. As tratativas, no entanto, só foram retomadas nesta semana com a possibilidade de perda de sinal caso o projeto fosse aprovado na Câmara.


O reitor destacou que avaliações técnicas e jurídicas são feitas para concluir a viabilidade da transição entre o município e a instituição. A Universidade tem interesse em assumir o sinal e os equipamentos e deve fazer uma proposta para a Fundação, prefeitura e Câmara Municipal.


Mas Sanches Neto ressaltou que tudo depende do estado em que se encontram os equipamentos. O objetivo da UEPG, segundo o reitor, é colocar o sinal da TV Educativa à disposição do Núcleo de Educação à Distância (Nutead), responsável por cursos on-line.


A transferência deve seguir um cronograma de até quatro meses, conforme o reitor.

bottom of page