top of page
  • CBN Ponta Grossa

Voos comerciais são retomados no aeroporto Sant'Ana, em Ponta Grossa

O voo saiu às 08h15 do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no estado de São Paulo.

Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

Os voos comerciais regulares foram retomados nesta terça-feira (21) no Aeroporto Sant'Ana, em Ponta Grossa. Às 09h33, o avião modelo ATR 72-600 pousou com 70 passageiros.


O voo saiu às 08h15 do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no estado de São Paulo. Estavam na comitiva a prefeita Elizabeth Schmidt, o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro e o Superintendente do Aeroporto, Victor Hugo de Oliveira.


A retomada acontece após um ano e nove meses de suspensão por conta da pandemia da Covid-19. Excepcionalmente nesta semana, os voos estão previstos para terça, quarta e quinta-feira.


Regularmente, os voos serão nas segundas, quartas e sextas-feiras. O avião deve sair de Campinas às 08h25 e chegar em Ponta Grossa às 09h50. Outro voo sai de Ponta Grossa às 10h40 e chega em Campinas às 12h.


Os voos foram retomados nesta terça-feira depois de negociações que envolveram a implementação de instrumentos de auxílio à navegação aérea, o procedimento que permite a operação dos voos mesmo em condições meteorológicas adversas e o sistema de luzes para auxílio visual da cabeceira da pista do aeroporto.


Antes da pandemia duas companhias faziam as rotas em Ponta Grossa, a Azul Linhas Aéreas e a VoePass. No ano passado, os voos para Foz do Iguaçu e Congonhas chegaram a ser retomados, mas foram suspensos novamente devido ao agravo da pandemia.


A VoePass informou que "não existe a previsão de retorno do voos em Ponta Grossa". Mesmo sem os aviões comerciais, em 2020 mais de 40 mil passageiros embarcaram e desembarcaram no Aeroporto Sant’Ana. De acordo com a prefeitura, o fluxo foi 16% menor quando comparado a 2019.




bottom of page